terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Igreja Aos Nossos Olhos

Não querendo suprimir toda a importância que os anteriores Papas tiveram para a humanidade da religião Cristã, para mim o Papa Francisco tem-se revelado um pouco mais fiel àquilo que esta religião pede: simplicidade, imagem e atitude ternas e receptividade sem medos nem limites. Simplicidade no que toca à sua apresentação, isto é, a ausência correta da luxúria que da qual antigos Papas chegaram a usufruir, imagem terna pela forma como a sua presença é saudável e pacífica, e sem esquecer que a sua receptividade e entrega às pessoas mostra-se total pois não tem medo de se inserir numa multidão e proporcionar-lhes aquele afecto de proveniência divina e do qual as pessoas magoadas e amarguradas pela vida tanto necessitam.

Quanto aos temas polémicos que se têm vindo a destacar, como a Woolf já referiu - o aborto, a pedofilia, o casamento homossexual e a ordenação das mulheres (cujo significado deste último também eu o desconhecia xD) - foram discutidos por várias pessoas de opiniões muito discrepantes. Relativamente aos dois últimos temas - casamento homossexual e ordenação das mulheres - posso dizer que consigo partilhar da opinião do Papa Francisco pelo simples facto de que não é bem certo que se adultere aquilo que, desde há tanto tempo, se estipulou dentro da religião.
Não sou contra a homossexualidade nem nunca algum dia o serei pois estaria automaticamente a ser contra a felicidade. Nós nascemos com um determinado corpo mas isso não significa que tenhamos de nos comportar da maneira que se parece com a mais universal até porque a cabeça nunca comandou o sentimento. Esqueçam que algum dia o conseguirão controlar! Há quem diga que a homossexualidade é doença, que é contagiosa ou até mesmo hereditária e eu apenas me intrigo com a mentalidade que essas pessoas têm ao acharem tal baboseira.
Eu não acredito que o casamento homossexual seja assim tão importante ao ponto de se ter que alterar aquilo que já está definido numa Igreja na qual sempre se fizeram alianças entre um homem e uma mulher e não entre duas pessoas do mesmo sexo. Para isso existem outras formas de fazer aliança, que é casar por Registo Civil ou então irem para uma varanda e esperar que o pôr do sol os una "eternamente" já que tanto se diz que não é preciso casar nem haver luxo para mostrar o que duas pessoas sentem uma pela outra. 
Da mesma forma falo para a ideia de se vir a aceitar que uma mulher passe a ocupar o lugar de um padre. Já todos entendemos que é reconfortante haverem os mesmos direitos para uns e para outros, mas seria estranho entrar numa igreja na qual fosse uma mulher a representar o papel de "Pai" numa tentativa de nos fazer lembrar a figura de Cristo. Isso nunca iria acontecer nem faria grande sentido. Para quê mexer naquilo que desde sempre esteve estabelecido na religião? Imaginem que estavam em casa sossegados a ver o vosso canal televisivo preferido e do nada entrava um grupo de pessoas pela vossa casa dentro para mudar de canal. Deixemo-nos de complicações, trata-se de uma situação semelhante mas com uma dimensão e um impacto muito maiores!

Eu estou ligada às Ciências Exatas e embora não concorde com algumas leis e tradições bíblicas sou católica e respeito-as. Não deixo é de pensar que foram sobretudo pessoas que não acreditam em religiões que criaram estas polémicas só para irem contra a Igreja por forma a "deitarem-na abaixo".

2 comentários:

  1. Esta gente.... Há mais lados, sem ser aquele, venham comentar a vossa visão sobre a religião aqui também.

    ResponderEliminar
  2. Cometemos um erro nas nossas publicações, acho. Normalmente quando entramos num blog só comentamos a publicação que está em primeiro (mais recente).

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...