terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Igreja Aos Nossos Olhos

 Na religião mais conhecida por todo o Mundo em que a sua sede é no Vaticano, durante tempos e tempos não era visto com bons olhos a homossexualidade, até que chegou o Papa Francisco afirmando que é errado não integrar na sociedade tanto na Igreja Católica, pessoas com a orientação homossexual que unicamente têm fé em Deus, procuram Ele para acalmar com as suas preces e merecem ser julgados da mesma forma como os outros cidadãos. Apesar disso, a Igreja continua com a mesma decisão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O que significa que ainda não é possível casar pela Igreja, apenas no Registo Civil.
 A homossexualidade não é o único assunto polémico que está relacionado à Igreja Católica, existem outros dos quais são: a pedofilia, o aborto e a ordenação das mulheres. Entre eles, a ordenação das mulheres destaca-se pela entrevista que foi feita, recentemente, ao Papa Francisco. Um tema que não é comum e revela uma diferença de igualdades vista de forma positiva pela religião.
 Conforme as pesquisas que fiz, por ser um assunto do qual desconhecia e a palavra "ordenação" relembrava-me "ordenhar", conclui que a ordenação das mulheres não está relacionada com a dita "ordenhar" e que significa o papel da mulher na Igreja Católica com os mesmos direitos que o homem tem, diante o estatuto de padre. No entanto, usufruir deles não há possibilidades, está declarado desde a altura do Papa João Paulo II que é impensável uma mulher representar o lado paternal enquanto a sua importância nesta religião é o seu lado maternal.
 A existência de várias religiões serve para cada pessoa ter uma opção que seja semelhante ao que tem como crença e isso dá que pensar... É absurdo impingir em algumas religiões mudarem os seus hábitos, já que há opção, exceto no caso em que não há liberdade de escolha. O que exigem a este Papa, não é uma questão de moral, mas sim de extremismo, ele não obriga a ninguém a seguir esta religião apenas dá a oportunidade de serem tratados no caso dos homossexuais e da ordenação das mulheres conforme as regras da sua religião. Porém, esta teoria tem as suas falhas pelo simples facto da própria bíblia ter várias versões do que significa seguir Jesus Cristo.
 Em suma, a visão religiosa se rege pelo que convém mostrar, conforme a maior parte da mentalidade das pessoas ou com a influência das grandes massas e a atualidade. Assim, é possível verificar uma constante procura pelo equilíbrio social.

Virginia Woolf

15 comentários:

  1. Evolução da igreja é algo necessário se querem manter os fieis. Esta teoria do tradicional está errada e só eles e quem faz questão de se sentar no primeiro banco da missa todas os domingos é que não o querem ver.
    Evoluir, aceitar, progredir!

    Resp: Obrigada gostei especialmente do o lado polémico com que te exprimis, fornece aos leitores uma certa facilidade para comentar. é essa a intenção da coisa, criar reacções nas pessoas e elas interagirem comigo e partilharmos ideias.
    Não sei até que ponto ela é assim tão culta. Ou melhor fez-se culta pela profissão...

    ResponderEliminar
  2. Acho que o erro está em criar uma igreja organizada com obrigações. A igreja estraga o propósito das religiões. Pelo menos penso assim. Sendo católica e tendo o crisma acho que a igreja não reflecte os seus fieis. A maioria.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho a forte convicção de que viveríamos num mundo melhor, se não houvesse qualquer tipo de religião.
    O Vaticano tem uma ideia do mundo muito retrógrada e sem sentido! Se Deus é alegria e harmonia, todos deveriam ser aceites e incluídos, sejam quais forem as suas convicções, orientação sexual ou cor de pele. Somos todos seres humanos!

    ResponderEliminar
  4. a igreja católica é a maior seita mafiosa da história. Eles sempre foram contra a homossexualidade porque pensam que eles difamam o nome de Deus e tudo o que ele criou. E assim, no passado, eram colocados de pernas para o ar suspensos num tronco, ou seja lá o que for, e cortavam-os ao meio com um serrote. Começavam nos genitais e quanto chegasse ao peito eles davam um ultimo suspiro mergulhado em sangue, lágrimas e dor. A igreja devia ligar mais para o facto de a humanidade durar apenas mais cem ou duzentos anos devido a sob-população e a escassez de recursos. A Organização Mundial de Saúde bem tenta impedir tal acontecimento enviando preservativos para os países de terceiro mundo e ensinar-lhes sobre as consequências do sexo sem protecção. Mas a igreja envia os seus missionários de forma a travar os planos enchendo a cabeça das pessoas com balelas sobre como a utilização do preservativo é pecado e que todos eles vão arder no inferno.
    Eu espero, em antes do nosso fim, que o Cristianismo seja exterminado da face da Terra. Com ele pode ir também as outras religiões que fazem das mulheres um objecto descartavel.

    ResponderEliminar
  5. Uh... Estou a ver que há muito ódio perante a Igreja Católica. Não será tanto assim como dizem, mas é só a minha opinião no meio de tantas outras. Ninguém sabe a realidade, apenas existem suposições!

    ResponderEliminar
  6. A religião Católica é, sim, cheia de erros e até crueldades pelo meio, mas caramba, qual é a religião no mundo que também não tem as suas incorreções? E acham que, por exemplo, os ateus ou os neo-ateus é que são espertos e perfeitos? Por norma são aqueles que tomam uma posição mais materialista perante a vida, não falo de todos como é óbvio, mas também não sou eu que digo isso mas já ouvi em documentários e em pesquisas que tenho vindo a fazer. Os neo-ateus então são aqueles que não aceitam que haja uma opinião contrária à deles e por isso são os chamados de ignorantes. (Volto a dizer que não fui eu que disse tal coisa).
    Hélder Morais, eu compreendo isso tudo e tens razão no que falas, só não concordo é que queiras que uma religião acabe juntamente com todas as outras porque isso seria retirar um pedaço grande na vida das pessoas. Dá ideia de uma certa posição neo-ateísta, que não concorda que haja quem seja contrário a ele!

    ResponderEliminar
  7. Se achas isso tudo então porque há pessoas que ainda os segue? Não sou neo-ateu porque penso que todas as pessoas tem o direito de acreditarem no que quiserem. Se sentem-se assim mais protegidas então força nisso. Agora não me peçam para ignorar isto. Todas elas tem defeitos e mais que defeitos, só não vê quem não quer. Eu falei em extermínio porque todas as atrocidades que a humanidade presenciou foi em nome de Deus, Jesus Cristo, Alá, Maomé, Zeus, Odin e adiante. Mas como já disse, as pessoas têm o direito de acreditarem no que quiserem. Foi a educação que lhes deram, eu próprio até já fui católico. Não trato mal quem crê. Dei apenas a minha sincera opinião e espero que me desculpem pelas palavras duras aqui mencionadas.

    ResponderEliminar
  8. Existem pessoas que ainda as segue, pois existem. Lá porque existem determinadas coisas que não são as mais corretas não significa que tenhamos que deixar de as seguir. É estranho, sim, mas também há pessoas que dizem já se terem salvo na vida por terem tanta fé na sua religião. Eu sou católica mas pelo motivo de eu não concordar com várias coisas é que eu moldei o meu catolicismo. É como se tivesse criado uma mini-religião só minha feita pelos meus olhos e coração. Sou do tipo pseudo-católica. Mas também tenho a dizer que, tenha sido ou não pela minha devoção a Deus e a Santos em que acredito, já consegui muita coisa na vida e muitas vezes fui ajudada em momentos da minha vida. Não me posso queixar, pois Eles sempre estiveram comigo quando mais precisei, mas isso já é outra conversa. Aquilo que eu quero dizer é que é comovente ver o que a religião provoca numa pessoa, a grande fé que alimenta o pobre e o rico. Eu admito que não conseguiria não acreditar em algo, acho que não saberia viver e mesmo a vida não teria o mesmo significado para mim. Talvez até estejamos todos enganados, ou talvez até não. Muita gente diz que o Homem criou a palavra Deus só para se não sentir tão responsabilizado por erros e sentir que há alguém "lá em cima" a cuidar de nós simplesmente por cagufa e miaúfa. Mas e agora? Se uma pessoa se sente bem não podemos julgar seja quem for pois neste momento ninguém sabe o que há para lá disto tudo.
    Eu sou da área da ciência e para ser fiel ao meu estudo não deveria acreditar no oculto mas sim em coisas que se experimentam e são palpáveis. Mas se não consigo, não posso contrariar o que vai dentro de mim, nem que eu tenha que assumir dois papéis: o papel de cientista e o papel de pessoa crente. Adoro a Ciência e sei que ela explica muitas das coisas que nós vemos mas se até o Albert Einstein acreditava em Deus e foi o ser humano que até agora apresentou o maior QI e é conhecido pelo génio, uma pessoa fica assim meia parva ao escutar tal coisa.

    Não tens nada que pedir desculpa, eu agradeço que venhas comentar. Gosto deste tipo de debates x) E já agora peço eu também desculpa por qualquer coisa. Deixa-me que te aconselhe a ler o livro "A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos. Toda a gente deveria lê-lo por ser altamente apetecível e instrutivo ao passo que o vamos lendo.

    ResponderEliminar
  9. Que eu saiba a liberdade de expressão ainda não morreu por isso fala abertamente quando necessitares. Pelo o que sei, Einstein não acredita no Deus de Abraão mas sim nas forças do universo tornando assim toda e qualquer matéria algo divino para ele.
    Já li esse livro e tenho-o aqui até na estante a apanhar pó. xD

    ResponderEliminar
  10. http://labreguice.blogspot.pt/ põe o teu perfil para blogger para ser possível aceder ao teu blogue...

    ResponderEliminar
  11. Muito bem, o que se quer são pontos de vista diferentes. São de opiniões discrepantes que o mundo se move!

    Agradecia Helder Morais pois assim poderei aceder ao teu blog também!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...